​Como organizar uma mudança em cima da hora

Depois de finalmente encontrar a casa dos seus sonhos, vem aquela parte que talvez seja a mais árdua: organizar e empacotar todos os pertences para o traslado. Para fazer uma mudança sem stress, o ideal é ir se planejando com pelo um mês de antecedência.

Mas se você acabou deixando a organização para a última hora, não precisa entrar em pânico. Nós vamos dar algumas dicas para realizar todo o processo com agilidade e sem preocupações.

Contrate uma empresa especializada

Antes de mais nada, se você ainda não contratou uma empresa para realizar o transporte, você deve buscar o quanto antes. A recomendação é definir a empresa com pelo menos uma semana de antecedência. Mas se você está com um prazo apertado, você pode recorrer a serviços mais emergenciais como os de mudança express.

Para aliviar parte do trabalho que você precisará fazer, também considere contratar uma empresa que ofereça ajudantes para carregar os objetos, além de serviços como desmontagem e montagem de móveis. Outra dica para agilizar a mudança é recrutar amigos e familiares, já que o trabalho, quando dividido, pesa menos para todos os envolvidos.

 

Lista de materiais indispensáveis

Antes de começar a organizar tudo, providencie a seguinte lista de materiais:

  • caixas de vários tamanhos: você pode encontrá-las em mercados locais e supermercados ou solicitar à empresa que fará o transporte. Uma dica: dê preferencia a caixas de tamanho médio, que são mais fáceis de transportar e têm menos risco de rasgar ao acumular objetos.
  • plástico-bolha e folhas de jornal: serão fundamentais para proteger objetos frágeis.
  • canetinha de ponta grossa: para identificar as caixas.
  • fita adesiva resistente: para fechar as caixas.

 

Como fazer uma mudança rápida?

Depois de providenciar todos os itens citados acima, é hora de encaixotar seus pertences. Lembre-se de que organização é fundamental neste momento. Confira o passo a passo.

1) Separe documentos importantes e objetos valiosos, como passaporte, jóias ou medicamentos, para não correr o risco de se misturarem e se perderem no meio da mudança.

2) Cuide de um cômodo de cada vez. Assim fica mais fácil controlar e se certificar de que tudo foi devidamente guardado.

3) Para não se perder em meio a correria: tente classificar os objetos de cada cômodo e ir embalando objetos semelhantes na mesma caixa. Por exemplo, uma caixa para cabos e conectores, uma para pratos e pires, uma para roupas de inverno, outra para roupas de verão.

4) Comece a colocar os itens mais pesados na base da caixa, como livros e objetos que não quebram. Depois, vá preenchendo a caixa com objetos mais leves. Identifique cada caixa logo após de vedá-la com a fita adesiva.

5) Embale os objetos frágeis: itens como espelhos ou objetos de cristal, necessitam ser embalados separadamente com plástico-bolha, jornais ou toalhas. E, obviamente, não misture objetos frágeis com outros itens.

6) Roupas em cabides: podem ser colocadas diretamente em caixas ou sacos plásticos.

7) Para economizar tempo: roupas, documentos e utensílios que estão em gavetas podem ser mantidos dentro da mesma. Só tome cuidado para proteger cada gaveta com plástico ou cobertores, dependendo do seu conteúdo, além de vedar com uma fita adesiva.

 

Mais algumas dicas

Para facilitar sua vida ao chegar na nova casa, prepare uma caixa com os itens essenciais ou com coisas que você sabe que irá precisar logo no primeiro dia. Não podem ficar de fora:

  • mudas de roupa
  • lençol e fronha
  • itens de higiene pessoal
  • utensílios básicos de cozinha

E pronto! Com um pouco de planejamento, é possível fazer sua mudança com rapidez e sem stress.

Fonte: mudança.com